A concorrência nos NEGÓCIOS nunca esteve tão acirrada: como botar seus CONCORRENTES NA POEIRA?

2018-05-03T15:00:00+00:00 03/05/2018|Replanejar meu Negócio|

A melhor forma de seu negócio SUPERAR A CONCORRÊNCIA é esforçar-se para CONHECER SEU CLIENTE!

Experiência. O mundo em que vivemos já tem de tudo, tudo de essencial já parece ter sido criado, e penso que estamos quase apenas vivendo de VARIAÇÕES EVOLUTIVAS dos mesmos temas. DRONES para entregas rápidas parecem revolucionários, é verdade, mas nem tanto quando lembramos que eles são um parente transmutado do avião, que já existe há mais de cem anos (para não falar no helicóptero de Da Vinci). SMARTPHONES mais evoluídos e seus acessórios mirabolantes são sedutores, mas aparelhos de celular já existem há mais de vinte anos. CARROS ELÉTRICOS (ou híbridos)? Muito legal, mas continuam com dois eixos e quatro rodas, como aqueles “bigodinhos” que a Ford já produzia no começo do século passado. Digo tudo isso para demovê-lo da ideia de que você conquistará seu cliente oferecendo qualquer coisa diferentepara ele: não se trata de oferecer algo diferente, mas uma EXPERIÊNCIA de compra (e usufruto) DIFERENTE.

Sim, experiência! É aí que você poderá se diferenciar de sua concorrência de forma marcante: nos detalhes da experiência de interação do cliente com sua oferta. Seja obsessivo com detalhes em seu negócio, enxergue tudo o que o cliente poderá enxergar antes que ele o faça, vá lá e corrija, aperfeiçoe, acrescente um toque de graça e genialidade (sempre que puder). Trabalhe incansavelmente para melhorar a experiência de INTERAÇÃO com seu cliente a cada dia. Quando a concorrência pensar em fazer algo nesse sentido, que seja porque primeiro observou você fazendo! Passar a ser COPIADO pode ser um bom indício de que você está com a mão certa para a coisa!

Capriche, mas… Aqui há um perigo: o de você caprichar em tudo partindo do seu ponto de vista. Veja, como eu poderia dizer isso de forma… sensível? Esqueça, lá vai: o que você pensa sobre o produto ou o serviço que está oferecendo, as suas necessidades e as suas preferências a respeito, não devem ter a menor importância para o seu negócio. SAIA DO TRONO e assente nele o seu cliente! Em outras palavras, você precisa CONHECER SEU CLIENTE intimamente. O que ele quer comprar (tipo, tamanho, cor, quantidade)? Quando? Quanto quer pagar? Como quer pagar? Como vai usar? O que o fará voltar? O que levará seu cliente a indicar você a outros? Sem boas respostas para essas perguntas, você pode estar trabalhando para o cara errado: você mesmo, e não seu cliente.

Conheça seu cliente! Guie-se por pesquisas de mercado, se tiver acesso a informações atualizadas, relevantes, de boa qualidade. Mas, acima de tudo: BARRIGA NO BALCÃO e muita interação com seu cliente. Observe-o, de longe e de perto. Converse com ele, com ela, com eles e elas, “entreviste-os” de forma sutil, mas sistemática, de um jeito que não se sintam interrogados e ainda assim entreguem a você “o ouro”! CONHEÇA SEU CLIENTE melhor que seu concorrente, você estará um passo à frente para ENCANTAR e, quem sabe, FIDELIZAR!

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Prof. Marcos Silvestre | Mentor de Coaching Money® do PROFE®

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