A INOVAÇÃO é mesmo um IMPERATIVO para o SUCESSO nos negócios, mas… QUE TIPO de inovação?

2018-06-07T16:31:40+00:00 07/06/2018|Replanejar meu Negócio|

A INOVAÇÃO REVOLUCIONÁRIA é linda… mas é a EVOLUCIONÁRIA que dá sustento aos empreendedores!

Innovation! Poucos conceitos são tão propalados no universo do Empreendedorismo quanto a INOVAÇÃO. Levando em conta os livros de empreendedorismo mais vendidos e os gurus de business mais famosos, a inovação parece ter se tornado mandatória para quem deseja obter sucesso em seu negócio próprio. Não digo que isso é mentira, mas… ao empreender, recomendo que você tenha certa cautela com os gurus da INNOVATION. Recomendo que leia com alguma reserva seus empolgados artigos e best-sellers. Você pode até se motivar, sim, com suas arrebatadoras palestras, mas não se jogue de peito aberto na “aventura da inovação”.

Calma. Inovar no sentido de buscar incansavelmente formas mais aperfeiçoadas e mais enxutas para fazer mais e melhor por seu negócio e seus clientes? Ora, penso que qualquer analista de negócios concordará que isso sempre foi um imperativo na atividade empreendedora através dos séculos! Agora, relaxe: seu negócio não precisa ser necessariamente DIFERENTÃO para emplacar no mercado. Talvez até o contrário: uma certa dose de convencionalismo pode, inclusive, ajudar você a se firmar como empreendedor. Esqueça as peripécias da maçã de Steve Jobs ou os feitos arrojados da Virgin de Sir Richard Branson. A INOVAÇÃO RADICAL, aquela que, aparentemente, cria algo novo e sensacional do nada, é para poucos, para bem poucos. Se o seu negócio for essencialmente convencional, porém bem tocado na ponta do lápis, vai lhe dar motivos de sobra para ter clientes satisfeitos com o passar dos anos. Arroz e feijão fresquinho, bem temperado, alimentam melhor que filé mignon de cordeiro flambado no conhaque francês com ervas provençais… porém, queimado no fundo da panela!

Revolution X evolution. A atualização, renovação e remodelação do seu business para acompanhar as tendências do seu mercado e estar sempre emparelhado com sua concorrência direta (até mesmo à frente dela, nas raras ocasiões em que isso lhe for possível) serão um esforço constante, um pensamento desafiador que deve até mesmo agradar o profissional com perfil empreendedor. Mas recomendo como regra de boa conduta empreendedora manter os PÉS NO CHÃO, concentrar-se nas inovações EVOLUCIONÁRIAS, aquelas que levam a algo progressivamente melhor, detalhe por detalhe, dia após dia. Não se preocupe demais com as inovações REVOLUCIONÁRIAS, que propõem um jeito totalmente diferente de fazer algo até então inexistente.

Calma! Afinal, você não vai querer competir com Henry Ford ou Bill Gates para ver quem ganhará o troféu de “empresário que mudou o mundo”, vai? Bem, se essa for sua missão nesta vida, vá fundo, não dê ouvidos a este pouco pretensioso empreendedor (que, no entanto, contabiliza algum sucesso, viu?!). Em vez de ser “simplesmente” bem-sucedido, fazendo um uso eficaz da inovação evolutiva, preservando sempre o foco bem ajustado no cliente, será que vale mesmo a pena tentar ser genial e partir para o tudo ou nada da inovação radical? Seu cliente apoiaria seu mergulho no abismo, só porque feito “em seu nome”? Penso que a inovação tem de ser, essencialmente, a mágica do fazer diferente para o CLIENTE, do ponto de vista do cliente! Um tantinho de cada vez… e passo a passo sua empresa irá amadurecendo e seu sucesso empreendedor se consolidando!

Quer boas ideias, técnicas e ferramentas para REPLANEJAR SEU NEGÓCIO e dar A VIRADA NA VIDA EMPREENDEDORA? Fique tranquilo: eu e os melhores EDUCADORES PRÓSPEROS® deste país jamais vamos deixar isso tudo lhe faltar! Vem com a gente… e VAMOS PROSPERAR! J

Prof. Marcos Silvestre | Mentor de Coaching Money® do PROFE®

PODCAST

Gostou deste CONTEÚDO sobre DINHEIRO & NEGÓCIOS? Dê SUA OPINIÃO aí nos comentários!