CONTROLAR é um termo um tanto quanto antipático… CONTROLAR OS GASTOS, não seria antipatia EM DOBRO?

2018-04-23T07:50:31+00:00 23/04/2018|Controlar os Gastos|

CONTROLAR OS GASTOS é o que distinguirá o CONSUMIDOR CONSCIENTE do CONSUMISTA INCONSCIENTE!

O ser humano nasceu para ser LIVRE. E isso é BOM. Todo tipo de CONTROLE parece tolher a natural liberdade de viver que todos nós queremos ter. Mas… tem de ter CONTROLE, tem de ter controle em tudo na vida, e controle do melhor tipo: o AUTOCONTROLE, aquele que a gente exerce SOBRE SI MESMO.

Temos de ter controle sobre os GASTOS, por exemplo. O dinheiro é um dos principais recursos à nossa disposição, o RECURSO FINANCEIRO, que se soma aos nossos recursos HUMANOS (que somos nós e as outras pessoas que podem nos ajudar), recursos MATERIAIS (todo o mundo físico que nos cerca), e recursos ORGANIZACIONAIS (as tecnologias que acumulamos com a evolução do saber) para produzir VALOR nas nossas vidas.

O dinheiro tem até uma característica bem interessante como recurso PRODUTIVO: ele pode ser intercambiado com os demais recursos, poder ser usado para ADQUIRIR recursos, e daí agregar valor, para depois VENDER com valor agregado, e LUCRO, lógico!

Agora, o dinheiro é FINITO (como todo tipo de recurso produtivo, aliás). Então, se você quiser EXTRAIR O MÁXIMO dele, tem que USAR DIREITO. Falando em “extrair o máximo”, é exatamente isso que a (excelente!) PROPAGANDA feita no país quer fazer com a GRANA que está no seu BOLSO. Até aí, tudo bem, cada um na sua. Agora, e você, como CONSUMIDOR, está na sua? Está jogando esse jogo para defender SEUS INTERESSES, partindo de suas reais POSSIBILIDADES financeiras, ou vai entrar pagando o pato do CONSUMISMO para ver no que vai dar? Vai dar mal, vai dar mal…

Tem de PLANEJAR OS GASTOS! Tem, sim, também, de CONTROLAR OS GASTOS no dia a dia. Dinheiro gasto com bobagem, coisas ou experiências que agregam pouco, é dinheiro morto de morte matada, porque ele não terá impacto algum sobre a sua QUALIDADE DE VIDA. Dinheiro mal gasto, de forma descontrolada, não estará disponível para lhe agregar nada, seja SACIEDADE, CONFORTO, PRAZER, SEGURANÇA e essas coisas boas todas que nós desejamos obter quando nós damos beijinho-beijinho-tchau-tchau para o fruto (financeiro) sagrado do nosso trabalho, que é o nosso DINHEIRO!

Quer boas ideias, técnicas e ferramentas para dar A VIRADA NA VIDA e controlar os gastos? Fique tranquilo: eu e os melhores Educadores Prósperos® deste país nunca vamos deixar nada disso lhe faltar!

E aí: vamos prosperar?

Prof. Marcos Silvestre | Vamos Prosperar®

PODCAST

Gostou deste CONTEÚDO sobre DINHEIRO & NEGÓCIOS? Dê SUA OPINIÃO aí nos comentários!